Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Socorro!! Estou a panicar!!!!

139...Juro 139!!! 139 kilos (Quando me passar o susto inicial juro que dou melhor aspecto a este blog)



ups!

First Update: 05.09.2012

Last Update: 21.08.2013


Sexta-feira, 26.10.12

Quinoa: O cereal mais rico em proteínas

Informação daqui:

 

As propriedades nutricionais e as formas de confeção do cereal mais rico em proteínas

Tem um sabor suave a noz e uma textura fofa, leve e macia, semelhante à do cuscuz. A cor varia do amarelo pálido ao preto, vermelho e castanho. 

Falamos da quinoa, conhecida como arroz dos incas, um cognome que se refere à sua origem sul-americana e cinco mil anos de existência.

Disponível sob a forma de grão, farinha, massa e cereal, esta é uma semente da qual se conhecem mais de oito mil variedades. Segundo a American Dietetic Association, a associação dietética norte-americana, «pode ajudar em casos de doença cardíaca, diabetes e prevenção do cancro».

Super cereal

A quinoa oferece cerca de 18 por cento de proteína, um valor superior ao de outros cereais, algumas variedades chegam a conter mais de 20 por cento, destaca David Grotto em «101 Super Alimentos que Podem Salvar a Sua Vida» (Academia do Livro). Este cereal é uma fonte completa de proteína, reunindo os oito aminoácidos essenciais, sobretudo metionina, cistina e lisina, cuja porção é o dobro da da aveia, o triplo da do milho e cinco vezes superior à do trigo.

É uma boa fonte de fibra, sendo ideal no combate à obesidade. O seu poder de saciedade é superior ao do arroz e do trigo. Pobre em gordura (contém cerca de 10 por  cento), é rica em hidratos de carbono, cerca de 72 por cento, sob a forma de amido. Pode ser ingerida por doentes celíacos pois oferece pouco glúten.

Como preparar

A quinoa pode ser ingerida ao pequeno-almoço, em substituição dos cereais habituais, ou mesmo às refeições principais, integrada em sopas, saladas, acompanhamentos (cozida como o arroz ou na forma de puré) ou sobremesas. Antes de a confecionar, deve lavar bem as sementes para remover qualquer resíduo  de resina natural (saponina) que permaneça. Não se surpreenda se fizer espuma ao enxaguar. Antes de  cozinhar, o ideal é torrar as sementes numa frigideira seca, durante cinco minutos – torná-las-á mais saborosas. Depois, é só confecionar.

 

Pequeno-almoço

Ferva duas chávenas de água, adicione uma chávena de quinoa, reduza o calor e deixe ferver em lume brando durante cinco minutos.

Adicione meia chávena de maçã cortada em tiras finas, um terço de chávena de passa de uva e meia colher de chá de canela e deixe ferver em lume brando até a água ser absorvida.

Finalmente, sirva este preparado com leite e começará o dia de uma forma naturalmente saudável.

Refeições principais

Prepare como se fosse arroz, fervendo duas chávenas de água para uma de grão, tapando e deixando ferver em lume brando durante cerca de 15 minutos. Deve ficar al dente.

Saladas

Misture quinoa cozida, arrefecida, com legumes crus ou cozidos picados e ervas frescas. Tempere com molho de vinagrete ou de soja.

 

==

 

Fonte de vitaminas e minerais

Os benefícios nutricionais deste cereal: 

Ácido fólico 
Indispensável para a formação de glóbulosvermelhos e para o sistema nervoso.

Magnésio
Contribui para a formação de músculos, ossos fortes e dentes saudáveis.

Ferro
Participa na formação de glóbulos vermelhos.

Fósforo
Envolvido na formação de músculos e ossos fortes.

Zinco
Necessário para a reparação dos tecidos, sistema reprodutivo e imunitário.

Cobre

Participa na produção de energia e na síntese da hormona adrenalina.

Manganésio
Determinante para a estrutura óssea normal.

Potássio
Importante para manter a pressão arterial equilibrada.

Vitaminas do complexo B
Aliadas do sistema nervoso, digestivo, cardiovascular e da pele.

 

(100 gramas = 380 calorias)

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por PrimaDaPopota_XXXL às 09:47


4 comentários

De Child of the 90s a 26.10.2012 às 10:23

Tenho de experimentar! :D

De PrimaDaPopota_XXXL a 26.10.2012 às 10:58

Também nunca experimentei :)
Mas já está na lista de compras!!!

Parece-me bem.

De Marta M a 26.10.2012 às 10:39

Vai ser a minha próxima aquisição na minha ida as compras.. :)
Beijinhos

De PrimaDaPopota_XXXL a 26.10.2012 às 10:59

E a minha também :P

Comentar post




Bichos

Loja para mascotes



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Comentários recentes

  • Lolita

    Usar frutos secos ( passas, figos, ameixas sem car...

  • poca

    oláááááááá!Tenho andado muito afastada do blog, eu...

  • PrimaDaPopota_XXXL

    Obrigada :)Volta sempre.Não sendo o blog mais inte...

  • CC

    Olá! Acabei de descobrir o teu blog!É tão dificil ...

  • PrimaDaPopota_XXXL

    Se poder ser de sol por fora e por dentro agradeço...




quantos?

blogger analyzer
Easy Recipes

Quantos passam?